Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dicas para economia


Balanceamento: Tire seu carro do balanço

Você sabe o que acontece quando as rodas do seu carro ficam desbalanceadas? Elas danificam os pneus, roubam milhares de quilômetros e provocam um indesejável desconforto ao dirigir.
O dano mais comum ocasionado pela falta de balanceamento é o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem.
O desconforto é ocasionado pela trepidação transmitida ao volante pela oscilação do conjunto pneu/roda, quando estão em movimento. Existe ainda outros problemas ocasionados pela falta de balanceamento. Entre eles está a perda de tração e estabilidade, a dificuldade em manter o veículo na trajetória e o desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
Para que seu carro saia do balanço, você deve ficar por dentro dos tipos de balanceamento existentes. São dois: o estático e o dinâmico.
Podemos dizer que uma roda está estaticamente balanceada quando cada ponto da circunferência da roda tiver o mesmo peso do seu ponto oposto.
Também podemos dizer que uma roda está dinamicamente balanceada quando os pontos opostos de cada lado dela tiverem o mesmo peso.
Para se obter o equilíbrio ideal entre o conjunto roda/pneu, deve-se fazer uma aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda. Aqui vão algumas dicas de quando se deve fazer o balanceamento das rodas:

- A cada troca de pneus
- Por ocasião do rodízio (a cada 10.000 km)
- Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
- Após ter efetuado reparo no pneu ou na câmera de ar.

Curiosidades
Você já ouviu falar que tudo nessa vida tem uma explicação? Isso inclui a cor dos pneus!

  - Dez mandamentos dos pneus
- Como funcionam os pneus
- Nova tecnologia mineira é simples e barata
- Diversas Curiosidades
- Efeito pula-pula
- Amortecedor desgastado põe em risco a segurança
Avenida Visconde do Rio Claro nº 30, próximo ao balão da 32 - Rio Claro - SP - (19) 3533-7373
Av. Piracicaba, n° 202 - Vila São João - Limeira - SP - (19) 3444-2653
Rio Claro
Limeira
Rio Claro
Limeira